Músicas Clássicas

EADN

Minha foto
Porto Velho, Rondônia, Brazil
"As Pessoas devem servir. A vida é uma missão, não uma carreira." Stephen R. Covey

18 de julho de 2011

Música e Educação

“A Música em qualquer latitude é linguagem universal, é uma dádiva que Deus concede ao espírito para a sua aventura eterna, é energia cósmica expressa em sons ao invés de palavras, é a composição sonora que vibra pelo infinito sob a batuta do Regente Divino, traz em sua intimidade a palpitação da própria natureza, plena de forças criadoras, contendo em si a beleza, a poesia, a inspiração e o êxtase.”

Ramatís

Quando pensamos música em nosso presente século, entendemos que o ser humano passou por vários estágios de evolução. Desde a sociedade agrária, sociedade industrial e a sociedade de serviços na qual vivemos hoje. Fomos aos extremos, da bomba atômica ao processo de clonagem. O ser humano criou a Teoria da relatividade afirmando que se pode através da mesma reconstruir e distorcer o espaço e o tempo foi através da descoberta revolucionária da teoria quântica, a desintegração do átomo juntamente com os computadores que a sociedade passou por uma profunda transformação.
Neste universo fragmentado, decomposto e partido é necessário encontrar um principio de união. É preciso compor uma sinfonia, buscar de todas as formas a consonância de vozes e instrumentos. A música pode ser esse principio integrador, o fio que pode tecer as partes que vai dando a unidade necessária ao que está decomposto no tecido social. Daí a importância de cultivar, na escola, a música.
A música está presente na experiência humana antes mesmo de nosso nascimento, pois ela pode estimular ou relaxar os bebês ainda no útero materno. A música nos entretém, relaxa, estimula. Mexe com as nossas emoções, ajuda-nos a expressar os nossos sentimentos, pode ser uma experiência compartilhada, que une as pessoas e ajuda a recuperar a contemplação. É justamente disso que o ser humano precisa para viver melhor no espaço em que vive. A geração dos dias de hoje perdeu a capacidade de ouvir, perdeu a sensibilidade para lidar com as mais variadas formas de arte, até porque, a educação se tornou mecânica e insensível a todo esse universo. O próprio sistema econômico em que vivemos privilegia a concorrência, muitas vezes injusta e desumana que estimula o egoísmo e a individualidade. A música vai na contra-mão de tudo isso que está posto pela sociedade contemporânea. Daí a sua importância no âmbito da escola, é a música que vai ajudar a transformar essa situação que gera tanto desconforto para o homem em sociedade. É nossa função como educadores nos valermos desta ferramenta para auxiliar no processo de criação de um mundo melhor, mais justo e mais humano.
Profº Eliézer Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário