Shostakovitch
ganhou fama na União Soviética graças ao mecenato de
Mikhail Tukhachevsky, chefe de pessoal de Leon Trotsky,
tendo mais tarde uma complexa e difícil relação com a burocracia stalinista.
Sua
música foi oficialmente denunciada duas vezes, em 1936 e 1948, e foi
periodicamente banida. Não obstante, ele recebeu alguns prêmios e condecorações
estatais e serviu na Soviete Supremo da União
Soviética. Apesar das
controvérsias oficiais, seus trabalhos eram populares e bem recebidos pelo
público.
Após
um período influenciado por Sergei Prokofiev
e Igor Stravinsky, Shostakovitch desenvolveu um estilo
híbrido, como exemplificado pela sua ópera Lady Macbeth do
Distrito de Mtsensk
(1934). Esta obra individual justapôs uma variedade de tendências, incluindo o
estilo neoclássico (mostrando a influência de Igor Stravinsky)
e o estilo pós-romântico (após Gustav Mahler).
Os
trabalhos orquestrais de Shostakovitch incluem quinze sinfonias e
seis concertos. Sua música de câmara inclui quinze
quartetos para cordas, um quinteto para piano, duas peças para um octeto de
cordas e dois trios para piano. Para piano, ele compôs duas sonatas solo, um primeiro conjunto de prelúdios e um
outro conjunto mais tardio de prelúdios e fugas. Outros trabalhos incluem duas óperas
e uma quantidade substancial de música para filmes.
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