História da Música
Quando ouvimos uma música executada por uma orquestra o termo música clássica é empregado em dois sentidos
diferentes. As pessoas às vezes, usam a expressão ‘música clássica’
considerando toda a música dividida em duas grandes partes: ‘clássica’ e
‘popular’.
Para o estudioso ou musicólogo, entretanto, ‘Música
Clássica’ tem sentido especial e preciso: é a música composta entre 1750 e
1810, que inclui a música de Haydn, Mozart, Beethoven e outros. As composições
de outros autores, não podem ser consideradas clássicas. Ouvir Bach ou Vivaldi
significa dizer que estamos ouvindo música
barroca, se referirmos a Chopin, Verdi ou Wagner estaremos ouvindo
música do período romântico. Se
quisermos generalizar, pudemos dizer que gostamos de música Erudita. Estudemos
um pouco mais...
Não falaremos da música dita popular com as suas
várias definições, pois essas podem levar o sujeito a estados de muita alegria
ou mesmo de grande depressão. Aquelas que falam do amor entre homem e mulher
podem ilustrar o que estamos querendo dizer. Podem causar entusiasmo de
alegrias ou levar o sujeito a cometer erros em nome desse amor; pode elevar o
sentimento como, pode também rebaixá-lo a ponto de deixá-lo na sarjeta.
A música Erudita em todos os seus períodos tende a
levar o sujeito ao equilíbrio, pois, uma onda sonora causa mudanças na pressão
do ar na medida em que se move através dele. Desta forma, quando os temas
musicais fluentes, diminuem a velocidade da pulsação do coração e da
respiração, você mergulha em um mundo de harmonia que lhe transmite paz,
tranquilidade e relaxamento.
Composições cheias de tranquilidade evocam as
imagens que vão até as fronteiras de sua percepção, comovendo você
profundamente. Por isso, quando você ouve um “canto Gregoriano” ou uma música
mais tranquila (harmônica), você tende a se acalmar e a entrar num estado de
relaxamento e reflexão. Por isso, muitas pessoas ao ouvirem música dessa
natureza sentem sonolência devido ao relaxamento dos músculos provocado pelo ar
rarefeito.
Há alguns anos atrás, vimos no programa Fantástico
da TV Globo uma pesquisa feita por cientistas nos Estados Unidos, onde eles
colocaram dentro de quartos separados, plantas com flores que tinham sido
germinadas, crescidas e dado flores ao mesmo tempo. Em um ambiente, as plantas
ouviam músicas barrocas e no outro, as plantas ouviam música do tipo rock
metal. Após vinte e quanto horas e com o acompanhamento de quadros feitos pela
câmera, pudemos observar, na medida em que o tempo passava que as que ouviam
rock foram murchando e as outras ficaram mais viscosas como se estivessem mais
alegres.
Divaguemos um pouco mais sobre a música erudita
para melhor compreensão:
Entre os
vestígios remanescentes das grandes civilizações da antiguidade, foram
encontrados testemunhos escritos em registros pictóricos e escultóricos de
instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. A cultura sumeriana,
que floresceu na bacia mesopotâmica vários milênios antes da era cristã,
incluía hinos e cantos salmodiados em seus ritos litúrgicos, cuja influência é
perceptível nas sociedades babilônica, caldéia e judaica que se assentaram
posteriormente nas áreas geográficas circundantes. O antigo Egito, cuja origem
agrícola se evidenciava em solenes cerimônias religiosas que incorporavam o uso
de harpas e diversas classes de flautas, alcançou também alto grau de
expressividade musical.
Na Ásia
onde a influência de filosofias e correntes religiosas como o budismo, o
xintoísmo, o islamismo etc. foi determinante em todos os aspectos da cultura;
os principais focos de propagação musical foram as civilizações chinesa, do
terceiro milênio antes da era cristã e indiana.
O
ocidente europeu possuía uma tradição pré-histórica própria. É bem conhecido o
papel preponderante assumido pelos druidas,
sacerdotes, bardos e poetas, na organização das sociedades celtas pré-romanas.
A
tradição musical da Anatólia, porém,
penetrou na Europa através da cultura grega, cuja elaborada teoria musical
constituiu o ponto de partida da identidade da música ocidental, bastante
diversa da do Extremo Oriente.
A música
americana pré-colombiana possui acentuado parentesco com a chinesa e a japonesa
em suas formas e escalas, o que se explica pelas migrações de tribos asiáticas
e esquimós através do estreito de Bering, em tempos remotos. Finalmente, a
cultura musical africana não árabe peculiariza-se por complexos padrões
rítmicos, embora não apresente desenvolvimento equivalente na melodia e na
harmonia.
Ao redor
de 500 anos D.C. a civilização ocidental começou a emergir do período conhecido
como A Idade Escura. Durante os próximos 10 séculos, a Igreja católica
recentemente emergida dominaria a Europa, enquanto administrando justiça,
instigando "as Cruzadas Santas" contra o leste, estabelecendo Universidades,
e geralmente ditando o destino da música, arte e literatura.
Dessa
forma classificou a música conhecida como canto gregoriano que era a
música aprovada pela Igreja. Muito posterior, a Universidade de Notre em Paris
viu a criação de um tipo novo de música chamada organum. Foi cantada a música
secular por toda parte na Europa pelos trovadores e trouvères de França. E foi
durante a Idade Media que a cultura ocidental viu a chegada do primeiro grande
nome em música, o de Guillaume Machaut.
Diante do
exposto, podemos dividir a história da música em períodos distintos, cada qual
identificado por um estilo. É claro que um estilo musical não se faz da noite
para o dia. É um processo lento e gradual, sempre com os estilos sobrepondo-se
uns aos outros. Mas, para efeito de classificação, costuma-se dividir a
História da Música do Ocidente em seis grandes períodos:
Aviso Importantes
01 - A Coordenação da Escola de Artes Daniel Neri comunica aos pais e alunos que não haverá mais ensaio da Orquestra na Terça feira as 17.45 hs Se mantem apenas os ensaios de Quinta Feira no mesmo horário.
02 - Parebenizamos ao professor Marcos (Violoncelo e Clarinete) pelo nascimento de seu filho Michael, que Deus possa lhe abençoar ricamente e que no futuro se torne um grande musicista.
03 - Professor Eduardo já retornou de ferias, esta semana estará retomando as aulas de violino e de francês.
04 - Este ano não faremos Edital para adminissão de novos alunos. Os interessados em participar do projeto, procurem a Coordenação da EADN e encaminhem seu pedido de vaga para ser analisado pela mesma.
05 - Dia 21/02/2013 (Quinta feira) 13.30 hs no auditorio da Justiça Federal havera a apresentação de um quinteto instrumental formado e liderado pelo professor Marcos (violoncelo), Fiama (violino), Ingrid (violino), Giovana (Violino), Ronaldo (Clarinete) e professor Élio Cruz (piano), para execução do Hino Nacional e mais uma peça musical a escolha dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário